Adaptadores para a Fuji

Uma das grandes vantagens das câmeras Mirrorless é a possibilidade de usar lentes antigas, com medidor de luz e preview de como a imagem vai ficar, duas grandes capacidades quando comparadas às DSLR. Basta usar um adaptador específico para lente e câmera que você quer e pronto. O espectro de lentes aumenta exponencialmente. A única desvantagem, que não é um grande problema dependendo do tipo de foto, é que você perde o foco automático. Mas quem disse que eu ligo pra isso :).

O adaptador aqui é um K&F Concept com controle de abertura. É feito de metal e relativamente bem construído. Não é um Metabones ou um FotoDiox mas funciona muito bem. 

Comprei ele no Ali Express, por cerca de 10 USD e demorou uns 45 dias pra chegar.E não, eu não paguei taxa de importação. Acho que o pacote era bem low profile e o valor de 10 usd não valia o trabalho da receita taxar.

FujiFilm XE-1 com adaptador K&F Concept e lente Nikon 50mm f1.8

FujiFilm XE-1 com adaptador K&F Concept e lente Nikon 50mm f1.8

E o resultado?

Fujifilm + Nikkor 50mm f1.8 D

Achei o resultado beeeem bacana e a experiência bem suave. A câmera fica meio trambolho, mesmo com uma lente leve. Mas na real eu não ligo muito pra isso. No final das contas ela não é o setup mais prático que tenho, mas dá para sair para fotografar tranquilamente. 

 

Fujifilm + Leica R Macro-Elmarit 60mm f2.8

 

No Ali Express também eu achei um adaptador Leica R para Nikon G. Diferente do adaptador da Fuji essa peça é um anel e você precisa desmontar a lente para instalar o adaptador. Fiz isso com certa facilidade, demorou cerca de 20 minutos e uns 3 vídeos no youtube. Acho que valeu bem a pena, apesar do anel de abertura ter ficado levemente frouxo. Mas isso é só preguiça minha de abrir a lente e arrumar. 

Juntando esse adaptador com o de Nikon Fuji e eu tenho um belo kit :) 

 

 

FujiFilm XE-1 com adaptador K&F Concept e Lente Leica R Elmarit 60mm f2.8

FujiFilm XE-1 com adaptador K&F Concept e Lente Leica R Elmarit 60mm f2.8

E ai, o que acharam? 
 

Vou colocando mais fotos conforme vou tirando.