Viagem a Machu Picchu - parte 3 - Jornada

Para ir para Machu Picchu nós escolhemos o jeito mais difícil, divertido e longo. Para ir de Cusco a Aguas Callientes - o pequeno povoado na base das ruínas - o mais prático é ir de trem. Você saí da estação de Cusco ou de Puno. Mas as passagens na época que eu comprei estavam super caras. Caras de mais. Então pesquisando no Google eu descobri que existe outra forma para chegar em Aguas Callientes. Você pode ir de carro, ou van, até Ollayntatambo e, de lá, pegar o trem para Aguas Callientes. E foi o que nós fizemos. Acompanhe a saga.

Saindo de Cusco até Ollayntatambo

Aparentemente sempre existe uma alternativa mais barata no Perú. Para ir para Aguas Callientes sem pagar a fortuna do Peru Rail nós pegamos uma van em Cusco, na "famosa" rua Pavitos, que é relativamente perto da Praça de Armas de Cusco. Nessa rua encontramos uma série de vans e vendedores nos chamando para ir para "Ollaynta". Fomos olhando um a um até achar alguém que nos parecesse confiável, mas meramente no feeling. Havia outro turista esperando na Van desse motorista. No final a Van estava cheia de locais, o que também nos deixou tranquilos, já que nos pareceu um transporte comum e frequente. O único problema foi esperar 40 minutos pro vendedor conseguir "vender" a sua van. "Mais 5 minutos" era a resposta quando se perguntava se faltava muito. Obviamente uma enrolação, mas nada muito grave para quem está de férias. Quem tem pavio curto e pouca paciência pode pegar um Taxi direto, por 130 soles. Na van a viagem sai 10 soles por pessoa e no meu modo de viagem fazia mais sentido a aventura de ir de van. 

A viagem dura cerca de 2 horas.

Fotos do caminho até Ollayntatambo - Iphone 6SE

 

Povoado de Ollaytatambo 

Ruínas de Ollayntatambo - Fuji XT2 + Lightroom

Ruínas de Ollayntatambo - Fuji XT2 + Lightroom

Chegamos em Ollaynta são e salvos. Caminhamos um pouco pela cidade, que já estava com fechando todo o comércio. Tiramos algumas fotos das ruínas (do lado de fora) e procuramos um lugar para comer.

Infelizmente tivemos pouco tempo para ficar na cidade, acho que valeria a pena tentar visitar as ruínas. O ticket é o mesmo para entrar em Sacsayhuaman, por isso que se planejado vale a pena comprar a versão de 2 dias. 

 

Pegando o Trem de Ollayntatambo até Aguas Calientes

Cuidado em Aguas Calientes

Minha única recomendação em Aguas Callientes é evitar pegar um hotel ao lado do Rio. Se for para lá veja bem os reviews, veja se ninguém fala do barulho do quarto. A correnteza do Rio é muito forte, a experiência de dormir ao lado desse barulho sem janelas apropriadas pode ser considerada tortura. Experiência própria. 

Rio_Urubamba_Aguas_Calientes