Equipamento

Meu equipamento by Patrick Silveira

Um dos temas que mais atrai fotógrafos normalmente é o equipamento que usamos. Eu sempre fui um geek de câmeras e confesso que sempre fico curioso para saber qual câmera este ou aquela pessoa usou para fazer aquela foto fantástica. Pra facilitar que vocês matem essa curiosidade eu vou mostrar aqui alguns dos equipamentos que tenho, com exemplos de cada câmera. 

Vamos lá! Hoje eu uso essencialmente 5 câmeras. Normalmente uso uma ou outra durante um tempo, digamos um mês e depois dou uma desapegada e mudo de câmera.

Colocando aqui por ordem de uso:

1 - FujiFilm Xe-1

Sempre acompanhada da Fujifilm 18mm f2.0 ou da 35 f1.4. Simplesmente um kit fantástico. Usei ele em 2 viagens, acompanhado de um tripé e você não precisa de mais nada. 

Hoje o kit está um pouco mais completo: 

  1. Fujifilm 18mm f2.0

  2. Fujifilm 35mm f1.4

  3. Fujifilm 10-24mm f4

  4. Adaptador Nikon - Fuji

EUA - Primeira viagem com a Fuji XE-1. Travel Light

EUA - Primeira viagem com a Fuji XE-1. Travel Light

Algumas fotos com a Fuji e o GorilaPod.

2 - Iphone 5 / 6SE

Nem preciso dizer que hoje uma das câmeras que mais uso é a do Smartphone. Você pode ver algumas das minhas fotos na Galeria Mobile. Sempre fico surpreso com a capacidade que essas pequenas maquininhas têm. Há alguns anos atrás estava em um casamento de um amigo e praticamente fotografei a festa inteira com o Iphone 5. O resultado você pode ver abaixo:

Hoje em dia você pode usar smartphones até para vender fotos em sites de MicroStock. Uma das fotos que coloquei pra vender no Dreamstime já vendeu cerca de 5 vezes. Além disso apps como EyeEm e Snapwire servem pra ganhar um troco com o hobby. 

Hoje estou só com o Iphone 6SE, que tem a mesma lente e câmera do iPhone 6s. Acho fantástica a qualidade das fotos. Depois que comprei o Iphone eu coloquei minha querida Canon S95 pra vender. Não faz mais sentido ter uma Point and Shoot quando se tem tanta qualidade no bolso. 

3 - Nikon D300s

Esse canhãozinho era minha antiga câmera principal. Desde que peguei a fuji deixei a Nikon de lado. Tanto que está a venda. Pra mim não faz mais sentido ter as duas, apesar de que confesso que demorei pra criar coragem e me desfazer de fato dela. Usava ela principalmente para esportes e para fotos de produto, como essa sessão que fiz para um amigo, junto com a Lente Leica R 60mm f2.8.

Junto com ela tenho um kit completo de lentes. 

  1. Nikkor 50mm f1.8

  2. Nikkor Fisheye 10mm f2.8

  3. Nikkor 80 - 200mm f2.8

  4. Sigma 18-55 f2.8 Macro

4 - Canon S95

Pequena mas bem poderosa. Comprei a Canon S95 há 5 anos quando fiz um curso de mergulho. Junto com ela adquiri também uma caixa estanque da Canon. Usei essa pequena por bastante tempo, muitas vezes até deixando a Nikon de lado. Além de uma boa lente, ela fotografa em Raw em 12 megapixels, a mesma coisa da D300s.